quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Educar

Educar talvez seja a tarefa mais difícil de ser realizada, pois, quanto mais os homens buscam modelos novos de educação, mais se distanciam do real objetivo,
que é trabalhar a matéria bruta, moldá-la de forma que se adapte ao
momento atual, ou seja, fazer com que o educando acompanhe o contexto
central, sem tirar dele, o aspecto próprio, suas características, seus valores morais que provavelmente já estão intrínsicos,  já fazem parte dele.
Educar é uma arte milenar, é um processo repetitivo pelo qual, cada um responderá de acordo com sua índole, com a cultura exemplificada em família.
Educar é respeitar cada indivíduo  com sua própria bagagem. Para isso, é necessário que aquele que educa, tenha profundo conhecimento das culturas já observadas, levando em conta, o universo de possibilidades que surgem, à medida em que o próprio educando demarca seus limites  naturalmente
O ser que se habilita a aprender é dotado de condições para armazenar
ideias, inspirado no que vê e sente ao redor. Ele, enquanto educando, deseja
que esse aprendizado seja livre, que dê satisfação e atenda suas expectativas
mais íntimas, pois, passa a admirar tudo o que pode ser visto além da corti-
na e apressa sua curiosidade. Contudo, educar depende daquele que se coloca
humildemente em postura de confiança, a ponto do educando não querer
medir forças e sim, ter acesso ao intelecto tão almejado. O aprendizado será
uma sistemática e metódica fórmula, aquecendo vontades recíprocas de ver
o mundo. Educar é sublime intenção de manifestar o poder do saber. À cada passo conquistado, temos a certeza de que se concretiza um futuro sólido
e não uma utopia.

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